Cafezinhos aos sábados.

Posted by daniel on 19 May, 2012
Category Café

Começando hoje, este blog vai ter, sempre que possível, um "Cafezinho aos sábados" (nome temporário). A idéia foi inspirada por um outro blog e por notícias recentes.

O blog em questão é o do Bruce Schneier. Ele tem o que chamou de "Sextas da Lula" (Squid Fridays), com posts aleatórios sobre... lulas. Lula, neste caso se refere ao animal, e não ao software squid (e nem ao político brasileiro). Espero que Bruce não se importe com a minha adaptação da sua idéia.

Minha outra inspiração foram notícias recentes sobre café. Como muitos dos meus amigos sabem, eu sou meio viciado em café. E me refiro à bebida, nada a ver com a linguagem de programação. Enquantos muitas pessoas acham que café faz mal para a saúde, esta semana fiquei sabendo que um estudo do NIH (sigla em inglês para Institutos Nacionais de Saúde do governo americano) e que será publicado no New England Journal of Medicine, sugere que pessoas que bebem de 2 a 3 xícaras de café por dia tem menos chances de morrer. A lista de causas de morte que podem ser evitadas pelo café incluiriam doenças cardíacas e pulmonares, diabete e até acidentes.

Assim, a partir de agora, vou tentar manter meus posts de sábado de alguma forma relacionados com café.
 

Comments (0)



Sincronizando arquivos entre casa e trabalho

Posted by daniel on 18 May, 2012
Category Geral

Eu costumava ter alguns arquivos de trabalho (lembre-se que ainda sou um estudante) no Dropbox. A idéia era que eu poderia trabalhar tanto do trabalho quanto da universidade sem ter que levar meu laptop de um lugar para o outro e nao ter que me preocupar em copiando coisas antes de voltar pra casa (ou de ir pra universidade).

O problema apareceu quando minha esposa decidiu usar o Dropbox tambem para compartilhar fotos com a família. Meus 2GB de espaço desapareceram rapidamente. Além disso, um pequeno problema era o fato de que eu tinha sempre a última versão do meu trabalho, mas eu não poderia voltar versões se necessário (como é possível usando CVS, SVN ou git). Mas o fato de ter os arquivos sempre em sincronia já ajudava bastante (e eu ainda podia usar SVN para controlar versões quando eu achasse necessário).

Alguns meses atrás, eu andei testando o Unison, criado pelo Benjamin Pierce da University of Pennsylvania. É um programa open-source qu permite ao usuário fazer sua própria implementação do "Dropbox". Você tem que configurar um servidor na Internet, de preferência 24x7. Mas este não era o maior problema com Unison, a sincronização nã funciona muito bem quando você tem múltiplos usuários.

Mais recentemente, eu procurava por outras alternativas e achei o Ubuntu One, que dá 5GB de graça, e permite mais granualridade se você precisar de espaço extra (assim é possível gastar menos que com Dropbox). Por enquanto, estou usando Ubuntu One para trabalho e Dropbox para arquivos pessoais.

Eu estava discutindo isto com um amigo (Jon) e ele mencionou uma outra alternativa. É chamado Sparkleshare, e também faz a sincronização automática, mas usando git. Assim, é possível ter tanto controle de versão como a automação que eu procurava. Assim como Unison, eu também vou ter que configurar um servidor (eu poderia usar Githup ou outras alternativas conhecidas, mas não gosto da idéia de ter meu trabalho em progresso aberto ao público)).

Acho que este Sparkleshare é realmente promissor, mas ainda não o usei. Meus planos são de configurar um servidor Git em breve e checar como esse troço vai funcionar. Devo compartilhar aqui minhas experiências com Sparkleshare daqui a alguns meses.
 

Comments (0)



Eu acho que a melhor aplicação que testei em 2011/2012 (pelo menos até agora) se chama Synergy. Synergy permite que usuários compartilhem o mesmo teclado e mouse entre computadores diferentes, mesmo com sistemas operacionais diferentes.

Synergy é formado por um servidor (instalado na máquina com o teclado e mouse que você vai realmente usar) e um cliente (instalado nas outras máquinas). Para mudar de um computador para outro, basta mover o mouse para direita ou esquerda, dependendo da configuração, da mesma forma que você faria se tivesse um systema com mais de um monitor.

Apenas para dar uma idéia do que podemos fazer, em um momento eu estava executando alguns experimentos em outros dois computadores (aparte do meu laptop). É isso mesmo! Eu estava dividingo o mouse e teclado do meu laptop com dois outros computadores. Em vez de ficar passando de um teclado para outro ou escolhendo o mouse correto, eu apenas movia o ponteiro do mouse para a tela que eu queria digitar e começava a trabalhar.

Qualquer um que trabalhe com mais de um computador (seja lá porque motivo) deveria experimentar Synergy.
 

Comments (0)