Faltando fontes depois de mover /usr/share

Posted by daniel on 12 April, 2015
Category Linux

Minha instalação do Ubuntu estava acusando pouco espaço disponível em /usr. Era uma partição de 15GB e, ainda assim, só tinha cerca de 600MB livres.

Como eu tinha exagerado no tamanho de /var, eu decidi reduzir o seu espaço (usando gparted) e criar uma nova partição para /usr/share, o que me daria cerca de 6GB de espaço disponível em /usr.

Tudo funcionou direitinho. Segui meu dia e, depois de algumas horas de trabalhar sem nenhum problema, passei a uma tarefa diferente. Estou lecionando e nao tinha ainda feito o upload dos slides para os alunos. Entao, abri a apresentação no Impress (o "Powerpointer" do Libre-Office) e grande parte do texto tinha desaparecido. Eu ainda tinha figuras, alguns títulos e umas caixas de texto, mas o conteúdo mesmo tinha sumido.

Baixei backups, nada. Aí, depois de uma xícara de café para limpar a mente, eu me toquei de que o problema poderia ser com as mundanças que eu tinha feito no sistema de arquivos. Para entender, olhei os slides de novo. Os textos que sumiram usavam fontes específicas. Por exemplo, eu usava courier para fragmentos de código, e, em um caso que eu tinha esquecido, o código ainda estava lá. Agora, Adivinha onde as fontes são armazenadas? Isso mesmo: /usr/share/fonts. As coisas começaram a fazer sentido.

Então, depois de procurar por soluções, eu achei que existe um cache de fontes e eu concluí que mover /usr/share para outra partição deve ter corrompido o tal cache. Assim, eu reconstruí o cache e: ta-ra! Funcionou.

Se você encontrar um problema parecido, o comando para reconstruir o cache é o seguinte:

sudo fc-cache -f -v

 

Comments (0)