Ontem a noite, eu assisti a uma palestra bem interessante, apresentada por um dos mais ilustres ex-alunos da Universidade de Calgary: James Gosling, tambem conhecido como o "Pai da Linguagem Java". Ele falou sobre os trabalhos mais recentes, e a palestra ate incluiu robos no mar sendo atacados por tubaroes gigantes. Ele se mostrou uma pessoa bem simpatica e respondeu com atencao a todas as perguntas que recebeu... E foi um monte, principalmente depois da palestra.
 

Comments (0)



Microsoft: Conheça a empresa

Posted by daniel on 26 September, 2012
Category Geral

Nota rápida: Hoje (ou ontem), na universidade, tivemos uma pequena palestra da Microsoft. A idéia era "convidar" alunos para se candidatar a emprego na empresa. O ponto alto da noite que eu tenho que compartilhar: no início da apresentação, o Powerpoint travou. Tiveram que chamar o gerenciador de tarefas. A palestra atrasou uns 10 minutos. Os apresentadores ficaram visivelmente embaraçados. Ninguém conseguiu segurar as risadas. E eu que pensei que problemas na apresentação era lenda!
 

Comments (0)



Agora, Xoom™ com sanduíche de sorvete

Posted by daniel on 22 June, 2012
Category Geral

Recentemente, comecei a usar um Motorola Xoom™ com Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Meu celular tem Froyo instalado (Android 2.2) e, comparado com aquela versão do Android, o ICS está muito melhor. A primeira coisa que notei foi que agora podemos organizar a tela colocando os ícones em "Pastas", basta mover um ícone sobre outro. Enquanto eu tinha todas as minhas 5 telas cheias no celular e ainda achava que precisava de mais, com estas pastas eu não uso mais de 2 telas no Xoom.

O que eu não gostei muito foi da camera. Eu tentei tirar fotos da minha filha e mal consegui uma que não tivesse borrada. (Embora conseguir fazer a menina ficar parada para uma foto é um desafio a parte... muita energia!) Por outro lado, gostei muito da opção de tirar fotos de paisagens. Funciona bem e sem complicação... Agora só preciso de uma oportunidade para praticar.

Em termos de performance, não sei se é pelo número limitado de aplicações que estou usando, mas achei o tablet bem rápido. E a bateria tem durado mais de um dia, com uso moderado, o que acho bem aceitável.

Também gostei do fato de que tem 32GB de espaço de armazenamento (muito, se comparado com outros produtos) e ainda aceita cartões de memória do tipo micro-SD.

Minhas apps favoritas até agora:

- ConnectBot: Um client de SSH para Android.
- Hacker's Keyboard: Um substituto para o teclado virtual original, que mostra um "teclado de computador" na tela (com uma linha números sobre a primeira linha de letras, por exemplo).
- Apex Launcher: "Launcher" é o equivalente do Android aos "Gerenciadores de Janela" do Linux. Este é relativamente leve e tem opções interessantes de personalização.
 

Comments (0)



Sincronizando arquivos entre casa e trabalho

Posted by daniel on 18 May, 2012
Category Geral

Eu costumava ter alguns arquivos de trabalho (lembre-se que ainda sou um estudante) no Dropbox. A idéia era que eu poderia trabalhar tanto do trabalho quanto da universidade sem ter que levar meu laptop de um lugar para o outro e nao ter que me preocupar em copiando coisas antes de voltar pra casa (ou de ir pra universidade).

O problema apareceu quando minha esposa decidiu usar o Dropbox tambem para compartilhar fotos com a família. Meus 2GB de espaço desapareceram rapidamente. Além disso, um pequeno problema era o fato de que eu tinha sempre a última versão do meu trabalho, mas eu não poderia voltar versões se necessário (como é possível usando CVS, SVN ou git). Mas o fato de ter os arquivos sempre em sincronia já ajudava bastante (e eu ainda podia usar SVN para controlar versões quando eu achasse necessário).

Alguns meses atrás, eu andei testando o Unison, criado pelo Benjamin Pierce da University of Pennsylvania. É um programa open-source qu permite ao usuário fazer sua própria implementação do "Dropbox". Você tem que configurar um servidor na Internet, de preferência 24x7. Mas este não era o maior problema com Unison, a sincronização nã funciona muito bem quando você tem múltiplos usuários.

Mais recentemente, eu procurava por outras alternativas e achei o Ubuntu One, que dá 5GB de graça, e permite mais granualridade se você precisar de espaço extra (assim é possível gastar menos que com Dropbox). Por enquanto, estou usando Ubuntu One para trabalho e Dropbox para arquivos pessoais.

Eu estava discutindo isto com um amigo (Jon) e ele mencionou uma outra alternativa. É chamado Sparkleshare, e também faz a sincronização automática, mas usando git. Assim, é possível ter tanto controle de versão como a automação que eu procurava. Assim como Unison, eu também vou ter que configurar um servidor (eu poderia usar Githup ou outras alternativas conhecidas, mas não gosto da idéia de ter meu trabalho em progresso aberto ao público)).

Acho que este Sparkleshare é realmente promissor, mas ainda não o usei. Meus planos são de configurar um servidor Git em breve e checar como esse troço vai funcionar. Devo compartilhar aqui minhas experiências com Sparkleshare daqui a alguns meses.
 

Comments (0)



Eu acho que a melhor aplicação que testei em 2011/2012 (pelo menos até agora) se chama Synergy. Synergy permite que usuários compartilhem o mesmo teclado e mouse entre computadores diferentes, mesmo com sistemas operacionais diferentes.

Synergy é formado por um servidor (instalado na máquina com o teclado e mouse que você vai realmente usar) e um cliente (instalado nas outras máquinas). Para mudar de um computador para outro, basta mover o mouse para direita ou esquerda, dependendo da configuração, da mesma forma que você faria se tivesse um systema com mais de um monitor.

Apenas para dar uma idéia do que podemos fazer, em um momento eu estava executando alguns experimentos em outros dois computadores (aparte do meu laptop). É isso mesmo! Eu estava dividingo o mouse e teclado do meu laptop com dois outros computadores. Em vez de ficar passando de um teclado para outro ou escolhendo o mouse correto, eu apenas movia o ponteiro do mouse para a tela que eu queria digitar e começava a trabalhar.

Qualquer um que trabalhe com mais de um computador (seja lá porque motivo) deveria experimentar Synergy.
 

Comments (0)



Tempos ocupados

Posted by daniel on 12 March, 2012
Category Geral

Mesmo sem ter que estar assistindo aulas, este inverno tem sido bem maluco. Estou tentando finalizar um protótipo do meu projeto para uma publicação e estou sendo TA para a matéria de sistemas operacionais.

Sobre o prototipo... Tudo que tenho a dizer é que trabalhar com o Inferno-OS tem sido uma tarefa infernal. Mas também bem interessante e até divertido.

Sobre ser TA de sistemas operacionais... O lado bom é que estou sendo forçado a rever um monte de material. Entretanto, está tomando muito mais tempo que eu esperava. Tanto revendo material como preparando os tutoriais. Os tutoriais estão indo até bem... Alguns dias bons e alguns dias ruins, mas, em geral, tudo okay. E, também, ser TA para alunos de 4o ano tem sido uma experiência interessante, e muito diferente dos alunos de primeiro ano.
 

Comments (0)