Sincronizando arquivos entre casa e trabalho

Posted by daniel on 18 May, 2012
Category Geral

Eu costumava ter alguns arquivos de trabalho (lembre-se que ainda sou um estudante) no Dropbox. A idéia era que eu poderia trabalhar tanto do trabalho quanto da universidade sem ter que levar meu laptop de um lugar para o outro e nao ter que me preocupar em copiando coisas antes de voltar pra casa (ou de ir pra universidade).

O problema apareceu quando minha esposa decidiu usar o Dropbox tambem para compartilhar fotos com a família. Meus 2GB de espaço desapareceram rapidamente. Além disso, um pequeno problema era o fato de que eu tinha sempre a última versão do meu trabalho, mas eu não poderia voltar versões se necessário (como é possível usando CVS, SVN ou git). Mas o fato de ter os arquivos sempre em sincronia já ajudava bastante (e eu ainda podia usar SVN para controlar versões quando eu achasse necessário).

Alguns meses atrás, eu andei testando o Unison, criado pelo Benjamin Pierce da University of Pennsylvania. É um programa open-source qu permite ao usuário fazer sua própria implementação do "Dropbox". Você tem que configurar um servidor na Internet, de preferência 24x7. Mas este não era o maior problema com Unison, a sincronização nã funciona muito bem quando você tem múltiplos usuários.

Mais recentemente, eu procurava por outras alternativas e achei o Ubuntu One, que dá 5GB de graça, e permite mais granualridade se você precisar de espaço extra (assim é possível gastar menos que com Dropbox). Por enquanto, estou usando Ubuntu One para trabalho e Dropbox para arquivos pessoais.

Eu estava discutindo isto com um amigo (Jon) e ele mencionou uma outra alternativa. É chamado Sparkleshare, e também faz a sincronização automática, mas usando git. Assim, é possível ter tanto controle de versão como a automação que eu procurava. Assim como Unison, eu também vou ter que configurar um servidor (eu poderia usar Githup ou outras alternativas conhecidas, mas não gosto da idéia de ter meu trabalho em progresso aberto ao público)).

Acho que este Sparkleshare é realmente promissor, mas ainda não o usei. Meus planos são de configurar um servidor Git em breve e checar como esse troço vai funcionar. Devo compartilhar aqui minhas experiências com Sparkleshare daqui a alguns meses.
 

 


Comments

No comments yet. You can be the first!

Leave comment

You must be logged in as a member to add comment to this blog
« Prev itemNext item »