Experimentando Mageia

Posted by daniel on 27 July, 2012
Category Linux

Pela primeira vez em muito tempo, resolvi sair um pouco da minha "zona de conforto" e testar uma distribuição Linux que não fosse baseada em Ubuntu ou Debian. Eu precisava mesmo mudar minha instalação de 32 para 64 bits, então aproveitei a desculpa.

Resolvi testar Mageia, uma distribuição derivada do Mandriva (da empresa que se formou quando a francesa Mandrake adquiriu a brasileira Conectiva), da mesma forma que o Fedora derivou do RedHat.

Infelizmente, a experiência não foi muito agradável. O DVD de instalação não funcionou, quando eu iniciava, tinha erro no ambiente gráfico. Consegui instalar a partir do CD Live. Mas, fora a minha falta de familiaridade (por exemplo, "cadê o equivalente ao apt-get?"), achei o ambiente muito instável.

Testei o Enlightenment (E17)... Honestamente, achei bonitinho mas ordinário. Muito lento e com excesso de animações. Creio que com uma ferramenta de configuração mais eficiente e que permita "sintonia fina" talvez seja uma alternativa interessante.

Como uma vez o Sheldon disse: "Existe uma razão do porquê é chamada 'Zona de Conforto'". Assim, pelo menos por enquanto, estou voltando pra "casa". Hoje a tarde/noite eu reinstalo o Linux Mint 13 (agora 64 bits) rodando LXDE. Quando o tempo permitir, talvez eu faço outra aventura em alguma outra distro "estranha".

 

 


Comments

No comments yet. You can be the first!

Leave comment

You must be logged in as a member to add comment to this blog
« Prev itemNext item »